Hoje vou compartilhar com vocês um poderoso utilitário para desenvolvedores .NET, que promete - e cumpre - converter, ao toque de um botão, gigantescas Query SQL em LINQ ou o contrário.

O nome do milagroso programa é o LINQER, um software pago, muito intuitivo e fácil de usar. Ele é, também, uma espécie de SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) apenas para consultas, por exemplo, como ele você pode executar queryes tanto SQL como LINQ e ver em tela o resultado que esta traz, sem a necessidade de compilar o projeto, e debugar.

Link para Download

Requisitos

  • Microsoft .NET Framework 3.5 (ou superior)
  • Microsoft Visual Studio 2010 (ou superior)
  • Projeto em .NET 3.5 (ou superior) utilizando algum ORM Framework (Entity Framework, Nhibernate, etc)

Tutorial de Uso

1- Após extrair o Linqer para o seu computador, abra-o e vá ao menu “Tools” > “Linqer Connections”.
2- Clique em “Add”.

sql-to-linq13- Em “Connection Name” você coloca o nome da sua conexão, pode ser qualquer um.
4- Em “Connection String” você coloca a string de conex├úo a sua base de dados. Você pode copiar esse valor do seu web.config, ou clicar em “…” e setar manualmente, informando os dados de acesso na tela que abrir.
5- Em “Language” você informa se seu projeto é em C# ou VB.
6- Em “Model” você informa o tipo de ORM utilizado no projeto: Linq to SQL (para projetos com arquivo .dbml) e Linq to Entities (para projetos com arquivo .edmx)
7- Feito isso, você deve informar os respectivos arquivos ORM (.dbml ou .edmx e designer.cs) do seu projeto.
8- O campo “Data Context Variable” serve para você informar o nome da variável de persistência ao banco que será utilizada quando converter a query SQL para LINQ
sql-to-linq29- Clique me OK, para gravar a configuração, e volte a tela inicial do programa. No combo “Connection” é possível visualizar esta configuração de conexão criada anteriormente, deixe ela selecionada.
10- Existem 2 grids na tela. O do lado esquerdo é onde você irá colocar a query em SQL. O do lado direito é onde você irá colocar a query em LINQ.

sql-to-linq3

11- Para converter, escreva a query que deseja converter, e clique no botão “Convert” (icone de seta verde). Se tudo estiver correto, você poderá ver a query convertida em um passe de mágica.

 

Simples e útil, este programa passou a ser indispensável em minha rotina de trabalho, espero que possa ajudar outras pessoas também.