Douglas Zanco Franco

Engenheiro de Software com comprovada experiência em liderança de times de alta performance

Primeiro contato com a Programação…

Em 2003, aos 13 anos, quando o HPG e o KIT.NET ainda existiam, e possibilitavam usuários sem conhecimento em programação, criar suas paginas pessoais. Isso despertou meu interesse em ir mais afundo e estudar sobre HTML e JAVASCRIPT. Essa curiosidade acabou me levando ao PHP que é oficialmente a primeira linguagem de programação em que tive contato.

Experiências com Desenvolvimento…

Desde então, uma longa jornada se deu inicio, e minha paixão por desenvolver aplicações tomou conta e me aventurei por outras linguagens, uma passagem sem maiores destaques, com estudos pessoais, free-lances, e até algumas tentativas em startups que não foram adiante, entretanto rendeu uma boa experiência e despertou meu lado empreendedor. Em 2013 conheci o ASP.NET FRAMEWORK com C# e o conjunto de ferramentas que a Microsoft proporciona aos desenvolvedores, e se tornou o carro chefe no meu cotidiano com desenvolvimento. Dai em diante, tive contato em projetos pessoais e profissionais em Web Forms, Windows Forms e MVC. Em junho de 2014 iniciei o startup Zanco Automação Comercial, um aplicativo para automação e gestão de pequenas e médias empresas do ramo atacado e varejo. Em abril de 2016, através o Hackaton da IBM em parceria com a GS1, participei da idealização do então projeto TemPraJá, hoje uma startup, que tem como objetivo evitar o desperdício de produtos perecíveis através de um sistema multiplataforma de comércio e doação,

O que faço atualmente…

Atualmente lidero equipes de desenvolvimento na XP Inc, sendo responsável pela gestão dos times que evoluem e sustentam as plataformas digitais da AMS (Asset Management Service).